Primeiro Colóquio Cidade Pensada

A UFMT, em parceria com a Secretaria de Cultura, realiza o Primeiro Colóquio Cidade Pensada no dia 12 de abril - Inscreva-se

Circuito Literário com Cinema - 100 anos de Biblioteca

Com a Instrutora Juliana Curvo nos dias 30 de março, 02, 09, 16 e 30 de abril.

PALESTRA - Empreendedor Individual para Cultura - Setor de Artes Cênicas

SEBRAE

Exposição Conexão Nacional de Artes de Mato Grosso

Gervane de Paula - MT, Flávia Vivacqua - SP, Adir Sodré - MT e Yuri Firmeza - CE.

Palestra - Empreendedor Individual para Cultura - Setor Música

SEBRAE

Oficina - Arte, Ecologia e Movimentos Culturais

Com Flavia Vivacqua Artista e Designer Cultural para Sustentabilidade.Inscreva-se!

Oficina Módulo Artes Visuais - Dispositivos da Imagem e Arte Contemporânea

Com Yuri Firmeza - Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Inscreva-se!


segunda-feira, 14 de maio de 2012

SEC realiza oficina de Maquiagem Teatral no Pavilhão das Artes


Por Karina Arruda

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT) oferece a oficina de Maquiagem Teatral de 21 a 25 de maio, no horário das 13h30 às 16h30, no Pavilhão das Artes. O instrutor da atividade é o professor Luciano Moraes, licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A proposta da oficina é dar as noções básicas de caracterização do personagem em diversas estéticas teatrais, como por exemplo, o realismo, a farsa, o teatro de rua e o teatro para crianças. Entre os temas abordados estão: a história da maquiagem e da caracterização, o uso de materiais básicos, truques cênicos de efeito e caracterização para teatro infantil.

Luciano Moraes explica que a oficina é voltada a atores, técnicos de teatro, educadores infantis, professores de creche e ensino fundamental, com idade a partir dos 15 anos.
A oficina é gratuita e cada aluno terá que levar: lápis para olhos, esponjas para maquiagem, tintas líquidas “pinta a cara”, pincéis, lápis para olhos coloridos, pancakes e demais materiais de maquiagem que os alunos tiverem.

Para fazer a inscrição basta acessar o site pavilhaodasartes.com ou entrar em contato pelo telefone (65) 3613-9230. O Pavilhão das Artes fica localizado no Palácio da Instrução (Rua Antônio Maria, nº 151), em frente à Praça da República, no centro de Cuiabá. 


Serviço 
Oficina de Maquiagem Teatral 
Data: 21 a 25 de maio 
Horário: 13h30 às 16h30 
Local: Pavilhão das Artes (Palácio da Instrução, Rua Antônio Maria, n° 151, Centro, Cuiabá) 
Inscrições: (65) 3613-9230 ou pavilhaodasartes.com 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Oficina “Modelagem de Papel” inicia segunda-feira no Pavilhão das Artes


Por Karina Arruda

A artesã e artista plástica Maria Aparecida Acosta ministrará a oficina “Modelagem de Papel” de 14 a 18 de maio, no Pavilhão das Artes, no horário das 14h às 18 horas. A oficina, ofertada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), é gratuita, com entrega de certificado ao final do curso. 

Na oficina, voltada a adultos e crianças a partir de oito anos de idade, Maria Aparecida pretende trabalhar as técnicas de modelagem em papel machê, artesanato em garrafa PET e desenhos em altorelevo. 

Em 2011, Maria Aparecida ministrou a oficina de Papel Machê no Pavilhão das Artes e ressalta que o resultado foi positivo. “Na outra oficina os alunos saíram fazendo obras maravilhosas. E foi muito gratificante”, afirma a artista. 

Maria Aparecida explica que conheceu e aperfeiçoou a técnica de artesanato no Rio Grande do Sul e, posteriormente, trouxe para Mato Grosso. Em 1997 conquistou o “Prêmio Estímulo” do Salão Jovem Arte Mato-grossense, evento promovido pela SEC-MT. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3613-9230, pelo site pavilhaodasartes.com ou pessoalmente no Pavilhão das Artes, que fica localizado no Palácio da Instrução (Rua Antônio Maria, nº 151), no centro de Cuiabá.

Programação de Maio



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Curso de Produção Cultural supera expectativa de público


Por Karina Arruda

O curso de Produção Cultural para Grandes Eventos, ofertado pela Secretaria de Estado de Cultura, atraiu um público superior a 60 pessoas na aula inaugural, na noite da quarta-feira (02.05) no Palácio da Instrução em Cuiabá. A atividade é uma das ações da SEC que visam capacitar os produtores culturais e a classe artística, com vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A capacitação ministrada pelas produtoras Cibele Bussiki, Guta Miranda, Laura Montes e Ylvane Castrilon abordará as diversas etapas da organização de um evento, passando pela produção executiva, produção de logística, estratégia de marketing e cerimonial.

Entre o público participante estão produtores culturais, atores, músicos, funcionários públicos, cerimonialistas e outros profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a produção e organização de grandes eventos culturais.

O curso, que prossegue até o dia 15 de maio no Palácio da Instrução, está entre as ações tomadas pela SEC-MT para melhorar a produção cultural da região. Entre as outras medidas mais recentes está o protocolo de intenções, firmado com o Sebrae-MT e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), que visa contribuir para o aperfeiçoamento e incremento do empreendedorismo nas atividades artísticas e culturais de Mato Grosso durante a Copa de 2014.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Público prestigia o lançamento da exposição Conexão Nacional de Artes em Mato Grosso



Por Karina Arruda

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) juntamente com o Sebrae-MT realizaram, na noite da última quarta-feira (25.04), o lançamento da exposição Conexão Nacional de Artes em Mato Grosso, na galeria da SEC. O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre artistas, produtores culturais, jornalistas, fotógrafos e amantes das artes visuais.

O evento contou com exposições dos artistas Gervane de Paula, Flávia Vivacqua, Yuri Firmeza e Adir Sodré, que ainda presenteou o público com uma performance acompanhada de música e muita criatividade.

Justino Astrevo, assessor especial da Secretaria de Cultura, no ato representando o secretário João Malheiros, afirmou que a exposição Conexão Nacional de Artes em Mato Grosso e o seminário Artes Visuais + Negócios, ocorrido na noite de terça-feira (24/04), são passos importantes para a retomada das artes visuais no estado.

No lançamento também estiveram presentes a secretária estadual de turismo Teté Bezerra e o diretor superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro.

A exposição prossegue até o dia 30 de maio, com visitação das 8 às 18 horas, na galeria da Secretaria de Estado de Cultura localizada na Avenida Getúlio Vargas, 247, no centro de Cuiabá.


A seguir, confira imagens do evento:

















Fotos: Julio Rocha

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cultura realiza curso livre de teatro – módulo Encenação


Por Jéssika Lima

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) realiza no período de 03 a 29 de maio o curso livre de teatro – módulo Encenação. O curso será ministrado pela professora Maíra Jeannyse. A atividade acontece no Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução, das 19 às 22 horas das terças e quintas-feiras. O Curso Livre de Teatro é uma atividade anual, de caráter modular. A cada mês é oferecido um módulo da área de criação e montagem de espetáculos. Em 2012, a SEC ofertará os módulos de Dramaturgia, Encenação, Direção, Cenografia, Iluminação, Música Cênica e Produção Teatral. 

Segundo a gerente de Artes Cênicas da SEC, Juliana Capilé, as aulas do Curso Livre de Teatro são predominantemente teóricas. “A atuação e as oficinas voltadas para o trabalho de ator serão oferecidas à parte por consistir num estudo que exige muito mais tempo de trabalho prático e condicionamento físico”, afirma Capilé. 

Maíra Jeannyse é bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro. Especialista em Cinema pela Universidade de Cuiabá e Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Foi docente e coordenadora do curso tecnológico em Interpretação Teatral da Universidade Cuiabá (Unic). Desempenha, ainda, as funções de Diretora e dramaturga teatral e roteirista de cinema. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3613-9230. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3028-6285 ou pelo e-mail [email protected]

Serviço: 

O quê: Curso Livre de Teatro – Módulo II: Encenação 
Quando: 03/05/2012 a 29/05/2012 – terças e quintas-feiras 
Horário: 19 às 22 horas 
Local: Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução 
Informações: 3028-6285 / [email protected].

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fotos da Abertura do Seminário Artes Visuais + Negócios













Postagens mais antigas Início